Como se tornar um profissional de sucesso.

Como se tornar um profissional de sucesso.

Começar uma carreira não é fácil, especialmente em um período movimentado como hoje. O nível de preparação das pessoas está aumentando cada vez mais, e não há vagas razoáveis em nenhum campo em que não haja um concorrente excelente para preencher essa vaga.

Sucesso profissional é um conceito subjetivo. O reconhecimento do mercado, o conforto financeiro, as viagens da empresa, as viagens internacionais, “tornar-se chefe”, ter seu próprio negócio ou ocupar altos cargos na empresa podem ser uma medida do sucesso de algumas pessoas.

Para outros, a ideia de sucesso profissional está ligada a ter mais tempo com a família, desafios intelectuais e ainda menos empregos. Não importa o que você acha que é sucesso profissional, existem atitudes que podem ajudá-lo a seguir o caminho de alcançar e manter seus objetivos de carreira.

Para recém-formados, essa situação pode parecer frustrante, mas o fato é que essa deve ser uma força motriz para o desenvolvimento e a melhoria contínua. Seguindo as dicas corretas, é perfeitamente possível ser diferente e se tornar um profissional de sucesso. Deseja aprender como fazê-lo? Então confira as seguintes dicas no post a seguir.

  • Se especialize!

A especialização é uma maneira de se diferenciar e sempre ter vagas disponível no mercado ao seu perfil. Não há necessidade de falar sobre a importância de sempre atualizar e aprender cursos em sua área, mas se você puder progredir em áreas mais específicas, a empresa inevitavelmente o perseguirá.

Evite seguir os procedimentos padrão, tente observar os requisitos do mercado e procure MBA, pós-graduação ou até cursos no exterior. O retorno desse investimento é realmente garantido.

  • Observe os profissionais de sucesso.

Geralmente, as pessoas que ocupam os cargos mais altos no nível da empresa têm mentores. Pode ser muito útil, especialmente para pessoas que acabaram de começar suas carreiras. As características dos profissionais de sucesso são sempre as mesmas: pontualidade, ética, realização de tarefas no prazo, profissionalismo, comprometimento, trabalho em equipe, etc. Se você conseguir seguir um modelo e depois copiar as vantagens que ele tem, a chance de sucesso aumentará bastante!

  • Sua imagem é seu portfólio.

As imagens são muito importantes em qualquer campo da vida (inclusive profissional). O que as pessoas vêem é o que determina a primeira impressão, que é decisiva para saber se você está em uma boa posição. Mas isso não significa que você deve gastar muito dinheiro com a marca de grife, nem precisa ser um homem da moda! Sempre mantenha-o limpo, passe suas roupas e mantenha-o consistente com o ambiente, mantenha um perfume bom e cuidadoso e mantenha os dentes limpos o suficiente. O cabelo bagunçado e a barba por fazer são uma vida pessoal: na empresa, você precisa se manter atualizado.

  • Esteja aberto a novos desafios.

Não é porque você está focado em uma área, que não pode procurar outras áreas. Mesmo que sua posição seja clara, mesmo que seu chefe exija, certifique-se de executar outras tarefas.

Pense nisso como uma oportunidade de aprender e demonstrar sua versatilidade, mesmo que você esteja apenas começando, tornando-a ainda mais importante para a empresa.

  • Tenha separado sua vida pessoal da profissional.

Não tente fazer da sua carreira uma extensão da sua vida pessoal. Um profissional de sucesso sabe como separá-lo.

Embora a sua direção ou chefia pareça acessível, lembre-se que a sua relação com qualquer pessoa do trabalho, terá um laço de cobrança é responsabilidade na execução das suas atividades funcionais, é elas não hesitará lhe deixar de lado caso alguém mais qualificado apareça.

Com essas atitudes simples você ser tornará um profissional de sucesso, tenha certeza que tudo mencionado acima faz diferença e lhe colocará em um patamar mais elevado da sua vida coorporativa.

Além disso, estabelecer uma rede de contatos e cultivar esses relacionamentos ajuda a trocar conhecimento, experiência, suporte e recomendações (por que não recomendar).

É importante participar de atividades em sua área de interesse e almoçar com colegas, mas não se esqueça de estabelecer relacionamentos com pessoas de outros campos.

Participar de esportes coletivos, viajar, conhecer novos amigos, voluntariado, hobbies e participar ativamente da vida comunitária também pode ajudar a construir sua rede. Não procure conhecidos quando encontrar problemas e desenvolva o hábito de manter contato e ser útil. Aproveite a oportunidade de exercitar suas habilidades de escuta, falar menos e ouvir mais.

A trilha do sucesso quase sempre inclui o momento do fracasso. Olhando para a história de grandes líderes humanos, inventores e artistas são suficientes.Eles perceberam que muitos deles foram desacreditados, severamente criticados ou cometidos repetidamente erros até acertar.

Um profissional de sucesso sabe aprender com os erros e não é fácil desistir de seus objetivos. Perseverar não é enfrentar a primeira adversidade. Persistência não é sinônimo de teimosia. É importante saber quando parar ou corrigir o percurso para alcançar o resultado desejado.

Confiança em si mesmo não significa arrogância. Ao expor idéias e realizar atividades, seja claro sobre suas habilidades, comprometa-se com seus objetivos e tenha certeza de seus valores e senso de segurança. A confiança é essencial para sair da zona de conforto, inovando e assumindo riscos planejados, características importantes e foco no mercado Profissionais confiantes também motivam os outros e podem se tornar líderes.

Resiliência é a capacidade de superar obstáculos, resistir ao estresse ou lidar com momentos de estresse sem desequilíbrio emocional ou depressão. Na empresa, profissionais de resiliência que podem enfrentar as adversidades de maneira madura e calma estão recebendo cada vez mais atenção.

Um profissional de sucesso está em constante evolução. Não pare de aprender, faça cursos relacionados aos seus objetivos de carreira e aproveite as oportunidades de treinamento oferecidas pela empresa. Seu desenvolvimento deve ser uma combinação de habilidades técnicas (em suas áreas de interesse) e comportamentais (negociação, liderança, gerenciamento de tempo, resolução de conflitos, etc.).

Algumas empresas têm programas de treinamento ou treinamento. Geralmente são executivos da empresa e outros profissionais mais experientes e passam parte do tempo no desenvolvimento da empresa. Descubra essa possibilidade.

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